O QUE É KPI
KPI é a sigla que corresponde a Key Performance Indicator, uma técnica de gestão conhecida em português como Indicador-chave de Desempenho.
Os KPIs facilitam a transmissão da visão e missão de uma determinada empresa para funcionários que não ocupam cargos elevados. Desta forma, todos os funcionários de vários escalões hierárquicos são envolvidos na missão de alcançar os alvos estratégicos estabelecidos pela empresa.
Um KPI funciona como um veículo de comunicação, garantindo que os trabalhadores entendam como os seus trabalhos são importantes para o sucesso ou falta de sucesso da organização.
No mundo dos negócios, os KPIs são medidas quantificáveis para compreender se os objetivos estão sendo atingidos.
Ao contrário do que possa parecer, um KPI não é uma métrica.
Métrica é apenas algo a ser medido, o que não significa que esse dado será ou não essencial durante uma tomada de decisão.
No entanto, a partir do momento em que essa métrica é um fator relevante para uma tomada de ação, podemos dizer que ela passa a ser um KPI.
Ou seja, KPI não é uma métrica, mas uma métrica pode vir a ser um KPI.
Consequentemente, esses KPIs determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais.
Os KPIs só devem ser alterados se os objetivos primários de uma empresa também sofrer alteração.
Existem diferentes categorias de KPIs, que podem ser:
- Indicadores Quantitativos;
- Indicadores Qualitativos;
- Indicadores De Atraso;
- Indicadores De Entrada;
- Indicadores De Processo;
- Indicadores De Resultados;
- Indicadores Práticos;
- Indicadores Direcionais;
- Indicadores Acionáveis;
- Indicadores Financeiros.
Alguns exemplos concretos de Indicadores (KPIs) são:
Produtividade:
Podem estar relacionados à produtividade hora/colaborador, hora/máquina. Ou seja, estes correspondem ao uso dos recursos da empresa a partir da avaliação das entregas.
Qualidade:
Caminham lado a lado com os indicadores de produtividade, uma vez que ajudam a compreender qualquer desvio ou não conformidade ocorrida durante um processo produtivo. Um exemplo pode ser considerado o nível de avarias de um produto, no qual a quantidade de danos ocorridos durante um período é comparado ao nível de aceitação estabelecido.
Capacidade, Expectativa Razoável (ER) ou Lead Time:
Estes Indicadores medem a capacidade de resposta de um processo. Podemos citar como exemplos a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.
Eficiência:
Estes indicadores permitem a análise do % de atingimento da Capacidade ou Expectativa Razoável de uma máquina ou atividade.
Utilização:
% de tempo que uma equipe, unidade de construção ou máquina são utilizadas em relação a sua hora disponível.
Estratégicos:
São aqueles que auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Eles indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.
Ociosidade:
% de tempo que uma equipe, unidade de construção ou máquina ficam sem produzir.
Time to Market:
Corresponde ao tempo de lançamento de um produto, que começa com a idealização do conceito e termina quando está disponível para venda.
Stock Out:
Indica quantas vezes ou quantos dias um determinado produto em estoque chega ao saldo zero.
Giro de Estoque:
Consumo(Saídas) / Saldo Médio de estoque.
Enfim, os KPIs ajudam a entender quão bem uma estratégia está funcionando.
No entanto, um número sozinho não diz muita coisa, ele precisa ter outros dados de comparação para que você consiga entender se aquela ação estratégica está saindo conforme o combinado ou não.
O mais importante com relação aos KPIs é o fato deles serem capazes de mostrar absolutamente tudo sobre a influência das suas ações em seu negócio. Ao mesmo tempo, focar nos KPIs errados pode fazer você virar seu barco para uma direção completamente oposta daquela que você deveria estar seguindo para navegar rumo ao sucesso.
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